Blog Belem News

DESDE 2008

David Pontes ganhou ouro na categoria danças Latinas, classe 1 | ( Divulgação )

Paratleta paraense de dança conquista ouro em Mundial

David Pontes conquistou o ouro e um recorde: o primeiro brasileiro a conquistar o nível mais alto em um campeonato internacional na modalidade.

Ag Pará
26/11/2023

No mundo do esporte, a resiliência e a determinação são características que transcendem as barreiras físicas. Os paratletas, indivíduos que têm algum tipo de deficiência, demonstram uma incrível superação ao competirem em diversas modalidades esportivas. No Pará há muitos exemplos de paraatletas, que mesmo com desafios físicos, demonstram um empenho extraordinário e conseguem até alcançar o tão sonhado pódio em competições.

É o caso do paraatleta de dança inclusiva, David Pontes, que representou o Brasil e conquistou o ouro no Campeonato Mundial de Paradança, que foi realizado em Gênova, na Itália. O esportista alcançou esse feito com o apoio do Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel),

A conquista é um marco histórico para a modalidade de paradança no estado do Pará e no Brasil, sendo a primeira vez que um brasileiro conquista o nível mais alto no pódio de um campeonato internacional da modalidade, considerado o mais importante para os competidores deste esporte no mundo.

O paratleta vencedor do ouro, faz parte da Companhia Paraense de Dança Inclusiva, “Do Nosso Jeito”, que tem como treinador o Professor Ricardo Reis. Ele destacou o sentimento de realização para toda a equipe, que treina de forma dedicada e persistente para trazer a conquista para o Brasil.

“Nós da Companhia do Nosso Jeito, começamos a nossa trajetória internacional em 2019. De lá para cá, trabalhamos buscando alcançar esse momento. E agora, nós estamos vivendo a realização de um sonho, uma conquista que vai mudar toda a nossa trajetória, afinal o Brasil tem um campeão mundial. Se fosse no futebol, nós teríamos direito de ter uma estrelinha a mais em cima do nosso escudo, então isso é incrível para todos nós”, disse o treinador.

O paratleta paraense David Pontes coleciona medalhas nacionais e internacionais em diversas competições da paradança e mais vez demonstrou seu talento onde conquistou um marco histórico para o País, com a medalha de Ouro, onde competiu na categoria Single Freestyle, classe 1 – Masculino.

“Agradeço muito ao Governo do Estado, por meio da Secretaria de Esporte e Lazer, e o nosso secretário. Meu muito obrigado, para mim foi uma sensação indescritível poder ouvir nosso hino nacional em um campeonato mundial, o investimento que é feito na paradança, no paradesporto, gerou isso aqui, uma medalha para Brasil e para o Pará”, disse o vendedor do ouro.

O Secretário de Estado de Esporte e Lazer, Cássio Andrade, ressaltou a importância do Estado em investir nos paratletas paraenses e demonstrou a gratidão e felicidade no resultado conquistado pelo paratleta David Pontes.

“Este resultado comprova o quanto é importante e necessário o investimento nos paratletas. Nós todos estamos radiantes com esta conquista, é um sentimento de alegria e dever cumprido em presenciar um paratleta paraense brilhante mostrando o seu talento para o mundo e trazendo essa importante medalha para o Pará e para todo o nosso Brasil, meus parabéns ao David e a toda a equipe talentosa da Companhia do Nosso Jeito”, disse o secretário.

O Campeonato Mundial de Paradança em Gênova, segue até este domingo, 26 de novembro, onde mais 6 atletas paraenses de dança inclusiva, também patrocinados pelo Governo do Pará, disputarão em diversas categorias. O paratleta David Pontes também aguarda mais um resultado, onde participou da categoria Dup Freestyle com a atleta Débora Cardoso.

Confira abaixo as categorias e os atletas que ainda seguem competindo no Campeonato:

– David Pontes e Karina Sousa, na categoria: danças Latinas, classe 1
– Adriano Silva e Jeniffer Soares, na categoria: danças Latinas, classe 2
– Isaías dos Santos e Natália Ormenez, na categoria: danças Latinas, classe 2