Blog Belem News

DESDE 2008

A operação seria em comunidades do Rio de Janeiro (RJ). | BRENO ESAKI/METRÓPOLES

PF encontra documentos de operação da Abin com Ramagem

Documentos encontrados pela Polícia Federal (PF), durante busca e apreensão na casa de Ramagem, seriam sobre operação em comunidade no Rio

Autor:Mayra Monteiro, DOL, com informações de UOL
terça-feira, 06/02/2024, 09:23

Durante um cumprimento de mandado de busca e apreensão na residência de Alexandre Ramagem, ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) e atual deputado federal, a Polícia Federal encontrou documentos, um celular e um notebook pertencentes à ABIN (Agência Brasileira de Inteligência). A operação seria em comunidades do Rio de Janeiro (RJ).

Ramagem, que deixou a agência em março de 2022, não poderia manter tais materiais consigo, segundo normativo da ABIN. Ele é alvo de uma investigação que apura o uso da agência contra adversários políticos de Jair Bolsonaro em operações clandestinas. As informações são do Portal UOL.

Alexandre este à frente do órgão durante o governo Jair Bolsonaro, e atualmente é deputado federal do PL no Rio de Janeiro. Essas operações eram executadas por policiais federais próximos de Ramagem, equipe conhecida como “Abin paralela”.

Uma dessas operações, denominada “Plano de Operações 06/2021”, envolveu o uso de verba secreta para pagamento de informantes em comunidades do Rio de Janeiro. A ação, apesar de fora das atribuições da ABIN, foi uma das maiores prioridades de Ramagem durante sua gestão.

A PF investiga se houve desvio de finalidade nessas operações e apura possíveis violações de sigilo profissional. Os documentos encontrados na casa de Ramagem estavam descaracterizados, sem identificação da ABIN e sem data.

A agência afirmou que indivíduos que não exercem mais funções compatíveis com determinado dado não devem ter nenhum tipo de tratamento sobre ele. A PF irá questionar a ABIN para esclarecer a origem e a data dos documentos encontrados.