Blog Belem News

DESDE 2008

Pintura encontrada pelos arqueólogos com o 'ancestral' da pizza | Foto: Foto: Divulgação/Parque Arqueológico de Pompéia

Arqueólogos descobrem ‘ancestral’ da pizza em pintura na Itália

Alimento retratado não conta com muçarela e nem o molho de tomate

REDAÇÃO OESTE

Uma equipe de arqueólogos encontrou o que seria um “ancestral distante” da pizza em um afresco (técnica que consiste em pintar diretamente sobre o revestimento ainda fresco da parede), durante escavações na antiga cidade romana de Pompeia, na Itália. A descoberta foi anunciada pelo portal do Ministério da Cultura da Itália, na terça-feira 27.

O alimento em destaque no afresco, parecido com um pão achatado, não pode levar o nome de “pizza”, uma vez que não possui alguns dos ingredientes mais característicos desse alimento, como o tomate e o queijo muçarela. Ao lado do prato, a equipe também identificou uma taça de vinho, frutas frescas e secas, temperos e um tipo de molho pesto.

Conforme o diretor do sítio arqueológico de Pompeia, Gabriel Zuchtriegel, a pintura mostra o contraste entre uma “refeição frugal e simples” e alimentos luxuosos servidos em bandejas de prata. “Como não pensar na pizza, também nascida como um prato ‘pobre’ no sul da Itália, que já conquistou o mundo e também é servida em restaurantes estrelados”, disse Zuchtriegel.

Sobre o local da Itália em que o “ancestral” da pizza foi descoberto

Os pesquisadores descobriram a pintura em uma cidade que havia sido atingida por uma erupção do vulcão Vesúvio, há quase 2 mil anos, e que está localizada a cerca de 23 quilômetros de Nápoles, o lar moderno da pizza. A pintura está no corredor de uma ao lado de uma padaria, na ínsula 10 do Regio 9 do Parque Arqueológico de Pompeia, no sul italiano.

Um comunicado do Ministério da Cultura informa que os arqueólogos também encontraram os esqueletos de três pessoas próximas do forno.

O local já tinha sido parcialmente explorado no século 19, mas as investigações retornaram em janeiro deste ano, graças ao projeto financiado pela União Europeia para a manutenção da região, que é rica em tesouros arqueológicos.